15.10.20

Álvaro de Campos, por Teresa Rita Lopes


"[...]Álvaro de Campos Nasceu em Tavira, no dia 15 de Outubro de 1890 [...]"

Desenho de Júlio Pomar

O nome de Álvaro de Campos, atribuído a esta biblioteca, prende-se com o facto deste heterónimo de Fernando Pessoa ter nascido em Tavira, como refere na carta que escreveu a Adolfo Casais Monteiro, onde explica a génese dos heterónimos: "[...] Álvaro de Campos nasceu em Tavira, no dia 15 de Outubro de 1890 (às 1.30 da tarde, diz-me o Ferreira Gomes; e é verdade, pois, feito o horóscopo para essa hora, está certo). Este, como sabe, é engenheiro naval (por Glasgow), mas agora está aqui em Lisboa em inatividade. [...]".

Em 2006, aquando da inauguração ao público, pedimos à Doutora Teresa Rita Lopes que escrevesse sobre este “autor”. O artigo foi publicado na revista Tavira, nº17, de Janeiro de 2006 - Álvaro de Campos o engenheiro de Tavira Teresa Rita Lopes, que tendo feito o seu doutoramento com uma tese sobre Fernando Pessoa, tem consagrado a sua carreira de investigação ao estudo da obra deste autor.

Fica aqui o texto de Teresa Rita Lopes.

"Ao criar Álvaro de Campos [...] Fernando Pessoa deu forma de gente aos seus medos e anseios ao mesmo tempo. Ousou, através dele, os gestos e os sonhos e as viagens e os excessos que o seu temperamento confessadamente abúlico lhe não permitiu viver.
Pessoa confessou - na sua própria pessoa mas também na de Bernardo Soares - a incompetência para a vida. Álvaro de Campos assumiu, em seu lugar, a vida de relação para que Pessoa se não sentia fadado: dirigiu aos jornais, artigos com referências escandalosas, até ao político Afonso Costa e, mais tarde, escrevia a Ofélia cartas fervilhantes de um humor de que Pessoa, quando o amor o dominava, não tinha sido capaz.
Na célebre carta a Adolfo Cascais Monteiro, escrita por Fernando Pessoa pouco antes de morrer, este apresenta Álvaro de Campos como o seu retrato melhorado, sob muitos aspetos, física e moralmente falando: "alto (1,75 de altura, mais dois centímetros do que eu), magro e um pouco tendente a curvar-se". E especifica: "Tipo vagamente de judeu português" - como todas as fotografias de Pessoa sugerem. Fá-lo nascer em 1890, dois anos antes de si próprio, em Tavira.
Álvaro de Campos foi heterónimo que viveu a infância de Pessoa, adaptando-se à realidade algarvia: numa "quinta velha" a que às vezes chama "quintal", como aquele de que se fala na "Ode Triunfal": "Na nora do quintal da minha casa o burro anda à nora, anda à nora / E o mistério do mundo é do tamanho disto". Noutro poema recorda, com nostalgia: "Meu horizonte de quintal e praia!" É talvez nessa praia vizinha que evoca, mais tarde, uma rapariga de vestido "azulinho" e se espoja de cio " como um elemento inferior"...
Também o visionamos partilhando, na infância, o colo das "tias velhas" , duma criada e de uma avó que, às vezes, bordava a missangas, numa "ampla sala de jantar" em que "o relógio tiquetaqueava o tempo mais devagar". Depois chegava " o chá das noites sossegadas" - " o chá com torradas na província de outrora".
Campos é regularmente visitado, ao longo da sua vida, por essas recordações de infância. Às vezes, "as tias mortas" fazem chá de novo / na casa antiga da quinta velha.
Um poema de 1930 permite-nos assistir ao crescimento do menino nas suas sucessivas fases, desde criança, no colo das tias, até ficar homem, engenheiro, na Escócia e já cansado de aí estar. Vemo-lo, primeiro, feliz mas inconsciente da sua felicidade, na casa-colo das tias de que em breve seria apeado: surpreendemo-lo, em seguida, "errante na casa das "tias já mortas". É uma dessas tias que, na Ode Marítima", lhe cantava o romance da "Nau Catrineta" para o adormecer, na casa da sua "infância ao pé do rio" Gilão, assim se chama o rio que atravessa Tavira.
À procura de si, desse passado, o vemos desembarcar na sua cidade natal, num poema intitulado "Notas sobre Tavira", 1931, em que confessa: "Paro diante da paisagem, e o que vejo sou eu".
É evidente que não foi por acaso que Pessoa fez nascer Álvaro de Campos nessa cidade algarvia, berço de seu avô general, Joaquim António de Araújo Pessoa, e de seu tio Jacques Cesário de Araújo Pessoa, também militar de profissão.
Durante a sua estadia em Lisboa, entre 1901-02, o jovem Pessoa residindo então com a família em Durban, na África do Sul, deve ter tomado consciência, só então, de quem eram esses seus antepassados de que mais tarde, ao regressar definitivamente a Portugal, desenhará o brasão.
Numa nota autobiográfica que redigirá disse-se "descendente de fidalgos e judeus", pensando com certeza nesses Pessoas cuja origem remontava até ao início da nacionalidade. [...]
Depois de regressar definitivamente a Portugal, em1905, Pessoa visitava com alguma regularidade a família de Tavira, sobretudo a tia Lisbella (da Cruz Pessoa Machado), que residia no Largo da Alagoa, hoje nº 40 mas tinha também, na Asseca, a quinta da Mesquita, e, em Monte Gordo, "também possuiria propriedade sua", segundo M. Lucília Lencart, na sua obra "Do Algarve nasceu Fernando Pessoa", ed. da autora, 1987 (p.150)."

Veja outras sugestões de leitura  Aqui

Envie-nos também as suas sugestões de leitura para

biblioteca@cm-tavira.pt