2.4.21

Páscoa

A Páscoa, a Primavera e os coelhos

A Biblioteca Municipal Álvaro de Campos propõe às famílias uma atividade de promoção do livro e da leitura alusiva à Páscoa, partilhando algumas curiosidades históricas e culturais sobre esta festividade que, tal como a do Natal, é comemorada um pouco por todo o mundo de formas diferentes, consoante as crenças e as tradições dos povos.

A diversidade de celebrações pagãs do equinócio da primavera e de comemorações pascais originou, naturalmente, vários elementos simbólicos (ovo, coelho, círio pascal) associados à festividade da Páscoa, tendo em comum uma forte simbologia de transformação, esperança, renascimento. Na crença cristã, a qual está enraizada um pouco por todas as localidades em Portugal, a Páscoa celebra-se em torno da “ressurreição de Cristo”, um acontecimento que significa a mudança, a renovação, a esperança numa “Vida Nova”.
Com a chegada da Primavera, simultaneamente, somos impelidos a ficar deslumbrados com a transformação das paisagens, após os dias frios e escuros de inverno, para dar lugar ao renascimento das plantas, das flores, das aves... Após as chuvas que tornaram a terra fértil, ficamos também deslumbrados com o próprio sol que a aquece e que vem acalentar o ânimo das pessoas com a sua luz.

Seguidamente, poder-se-á escutar uma Hora do Conto, a partir da obra “Surpresas de Páscoa”, il. Susanna Ronchi, Porto Editora.

“Numa bela manhã de Páscoa, o Ursinho faz uma importante descoberta no jardim: escondido atrás de um vaso, está um enorme ovo de chocolate, lindamente embrulhado! O Ursinho corre a pedir a ajuda dos outros brinquedos e, juntos, todos se lançam numa verdadeira caça ao ovo.
Até que, de repente, algo inesperado acontece. O que está o Coelho da Páscoa ali a fazer? (…)
Uma história de Páscoa e Primavera para ler e sentir em páginas com alto relevo, onde as coloridas ilustrações parecem ganhar vida!”

A Biblioteca Municipal sugere alguns títulos de livros relacionados com o tema. No final disponibiliza-se uma deliciosa receita de um bolo de cenoura húmido, decorado com ovos coloridos e respetiva fotografia, lançando o desafio às famílias para o confecionar divertidamente e com imaginação. Poderão partilhar os vossos trabalhos nas redes sociais ou enviar as fotografias para biblioteca@cm-tavira.pt.

Uma Santa Páscoa para todos!