17.5.22

Maré de Contos: Conversa sobre Património “O que fazer com o passado?” Ana Isabel Soares, Catarina Oliveira e Luísa Ricardo

Dia 18 | 18h30
Conversa sobre Património “O que fazer com o passado?”
Ana Isabel Soares, Catarina Oliveira e Luísa Ricardo
Biblioteca Municipal Álvaro de Campos

O presente que habitamos projeta-se no futuro: vislumbramos esse tempo à nossa frente e temos para ele mais perguntas do que respostas. Formulando-as, adentramos o futuro desde os nossos dias – é uma viagem no tempo que só se consegue plenamente realizar se olharmos para o nosso momento como o futuro de um passado que em nós se prolonga. Perguntemos, então:
O que fazer com o património que se recolhe, que se conta e reconta? Como e para que fim quereremos preservar e recriar memórias?
Será possível, partindo do que já deixou de estar presente, e a partir da nostalgia do que existiu, construir um coletivo novo, formas novas de esperança, renovar a cultura? Como se pode encarar aquilo que já passou? O que herdamos desses tempos idos?
É possível pensar, musealizar, usar o património como vontade de transformação e de mudança?
Venha conversar connosco, partilhar interrogações e olhar, juntos, para diante.

ANA ISABEL SOARES

É Professora Auxiliar da Universidade do Algarve. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas (Português/Inglês) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1993) e é Doutora em Teoria da Literatura pela mesma Faculdade (2003), onde, em 2009, completou uma investigação de pós-doutoramento sobre cinema português e poesia. Tem exercido a docência universitária na Universidade do Algarve, além de ter lecionado cursos isolados, no Programa em Teoria da Literatura da FLUL e em universidades estrangeiras. A sua atividade científica desenvolve-se nas áreas da Teoria da Literatura e das obras multiartísticas (David Wojnarowicz), fílmicas (Manoel de Oliveira, António Reis e Margarida Cordeiro, Edgar Pêra) e literárias (nomeadamente, Literatura Inglesa e poesia portuguesa do século XXI). Traduziu, com Merja de Mattos-Parreira, o poema épico finlandês Kalevala, que se viu publicada na editora Dom Quixote em 2013. Integrou a equipa de fundadores da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, de que foi a primeira Presidente (2010-2014). É membro do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Universidade do Algarve).

CATARINA OLIVEIRA

Licenciada em Historia Variante de Arqueologia (1994) e Mestre em História Regional e Local (1999) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É Técnica Superior de Património Cultural em autarquias locais desde 1998, sendo desde 2005 responsável pelo Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, na Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, onde desenvolve trabalho nas áreas da investigação científica; comunicação, interpretação e valorização do património; educação para o património; e programação cultural. Tem-se debruçado sobre o património oral em várias vertentes: recolha, valorização, edição e educação para o património. Nesta área destaca-se, com o 1º ciclo do ensino básico, “Mouras Encantadas e Encantamentos no Algarve” (2006/07); Lendas e Encantamentos Algarvios (2018/19), no âmbito da Rede de Museus do Algarve; e “De boca a orelha. À descoberta do património oral das 4 cidades” no âmbito de projecto de geminação de Vila Real de Santo António com Montemor-o-Novo, Marinha Grande e Fundão. Neste último projecto coordenou a concepção e edição do jogo de memória “Personagens e Objeitos Mágicos dos Contos e Lendas”; e do livro “De boca a orelha. 365 Tesouros do Património Oral das 4 Cidades”.

LUÍSA RICARDO

Antropóloga. Faz investigação, mediação e curadoria de atividades comunitárias, nas áreas do património e artes, ao nível profissional e associativo. Trabalha atualmente no Museu Municipal de Tavira. Licenciada em “Antropologia” (Universidade de Coimbra); Mestre em “Comunicação, Cultura e Artes” (Universidade do Algarve); Doutoranda em "Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia" (Universidade Nova de Lisboa /ISCTE)