18.5.22

Maré de Contos - MARIANA! Contos, Cantos e Descantes de Mulheres em Trânsito | Maria Morais e Ana Lage

Dia 19 | 21h30
MARIANA!
Contos, Cantos e Descantes de Mulheres em Trânsito
Maria Morais e Ana Lage
Biblioteca Municipal Álvaro de Campos

MARIANA! Contos, cantos e descantes de mulheres em trânsito é um trabalho de MARIA Morais e ANA Lage, em construção desde 2014, tendo como ponto de partida o seu interesse comum pela métrica e lírica da chamada cultura popular portuguesa de tradição oral e como propósito a recolha de outras versões da(s) história(s) que costumamos contar.
Trata-se de um espetáculo abrangente e transversal, não só pelos recursos expressivos e pela dinâmica dramática que utiliza, como também pelas épocas e universos socioculturais que invoca.
A narrativa da Mariana, uma mulher portuguesa emigrada em França, congrega contos tradicionais, relatos, cantigas e romances de cariz popular, algumas danças, ferramentas de trabalho, episódios da história portuguesa recente e recordações pessoais.
Tendo a Ana ascendentes minhotos e a Maria costela transmontana, construíram um espetáculo sobre memórias portuguesas – dos trabalhos do linho à emigração, das tradições do norte que ainda encontramos vivas em nós, nos contos e nas cantigas que sabemos entoar.
Num registo poético e bem-humorado propomos, pois, uma viagem ao passado, invocando memórias, tradições e universos esquecidos, mas também uma reflexão sobre a condição de vida das mulheres e sobre os caminhos para a Liberdade.
Uma lembrança que querem oferecer a todos os que ainda se deixa encantar com uma rima e uma coreografia popular. E uma forma de agradecerem às Marianas das nossas famílias, das nossas vidas, da nossa história, do nosso país.


A MARIANA! é um trabalho integrado, inclusivo e itinerante, particularmente vocacionado para a interação com as comunidades.

Ana Lage

Nascida em 1966, corre-lhe o Minho nas veias.
Frequentou a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa na variante Escultura, bem como o curso de Desenho da Sociedade Nacional de Belas Artes. Pós-graduada no curso de Livro Infantil pela Universidade Católica. Inicia a atividade performativa na Biblioteca Municipal Oeiras integrada no projeto Histórias de Ida e Volta, onde fez formação intensa com narradores nacionais e internacionais, ao longo de 7 anos. Participou em festivais de Narração em Portugal e Espanha e desenvolveu atividade como educadora social com jovens em risco em colaboração com o Chapitô.
Colaborou com o projeto A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria na dinamização de encontros de música e dança tradicional portuguesa.

Maria Morais

Lisboeta de nascimento e portuguesa de temperamento, guarda com amor uma costela transmontana.
Licenciada em História da Arte, especializou--se em Ciências Documentais – Arquivo e em Gestão de Projetos Culturais. Fez Mestrado em Biblioteconomia. Teve formação em Teatro, Artes Plásticas, Música e Escrita Criativa. Trabalhou como arquivista e bibliotecária por conta própria. Atualmente, é mediadora cultural, autora e intérprete, estando a desenvolver uma residência artística com o Agrupamento de Escolas Templários, em Tomar desde 2020. Nos últimos anos, tem pesquisando, escrito e contado histórias, mediado leituras e incentivado expressões. Tem vários trabalhos editados: poemas, histórias, desenhos e materiais didáticos. Criou os contos e as ilustrações do audiolivro Tresmalhados (edição Boca), a que também deu voz. Gosta de recolher memórias, de as organizar e partilhar, assumindo-se como Historietadora, ofício que introduziu no mercado.